O mercado de bolsas e acessórios é amplo e possui muitas diferenças tanto em materiais como em preço. Mas será que é mesmo tudo igual? Entenda e escolha de forma consciente o produto que você está adquirindo.
COURO
Couro é a pele curtida de animais, geralmente bovinos, mas também pode ser de outros animais como ovelhas, cabras, entre outros. Sua durabilidade varia de acordo com o tipo de couro e do processo de curtimento e claro do cuidado com o material, de modo geral o couro requer cuidados e pode ser sensível a água e outros líquidos. O couro natural, um material tradicionalmente utilizado na fabricação de roupas, calçados e acessórios, vem sendo substituído cada vez mais por opções mais ecológicas.
Estudos como os realizados pela Universidade de Cambridge e pela Universidade de São Paulo (USP) focam na análise do impacto ambiental da produção de couro convencional em comparação com as alternativas. Estes estudos têm destacado que alternativas apresentam impactos ambientais menores, especialmente no que diz respeito ao uso de água, produtos químicos e emissões de carbono.
(Foto: Marcelo Curia/Globo Rural)
SINTÉTICO (Laminado Sintético)
Os avanços tecnológicos na produção de “couro sintético”, têm resultado em materiais mais duráveis, confortáveis e ecologicamente corretos. A principal diferença entre o couro e o laminado sintético é a matéria-prima utilizada na produção. O couro é feito a partir da pele de animais, já o laminado sintético é produzido a partir de materiais sintéticos, como o poliuretano (PU) e o policloreto de vinila (PVC).
Existe um infinidade de materiais sintéticos com muitas diferenças de qualidade e por isso encontramos valores tão distintos. Um sintético de boa qualidade pode durar décadas, enquanto um couro ou um sintético de baixa qualidade pode durar menos tempo. O laminado sintético é mais resistente do que o couro tradicional, principalmente com relação a umidade, a água e outros líquidos. Já o laminado sintético é resistente à água e pode ser mais durável do que o couro.
Com isso, algumas das vantagens do sintético é que diferentemente do couro de origem animal, o sintético oferece mais opções de higienização. Outra vantagem é que o sintético requer cerca de 20% menos energia para ser produzido em comparação com o couro de origem animal. Isso resulta em economia e práticas mais sustentáveis sendo possivel produzi-lo inclusive de materiais reciclados.
O couro também é mais caro comparado ao laminado sintético, sendo uma opção mais acessível para quem procura produtos de qualidade.
Imagem https://twiltex.com.br/
PU ou Poliuretano
Apesar do poliuretano ser um polímero com alta resistência, ele não está imune à hidrólise.
Você já tirou algo do armário que, aparentemente sem nenhuma explicação, começou a se desfazer? Este é o processo de hidrólise e sim, ele é inevitável, desta forma o PU acaba sendo um material menos resistente que o sintético laminado com PVC que não sofre esta reação. Este tipo de material é encontrado frequentemente em materiais produzidos na China, além de outros fatores, por ser um material mais barato, acaba afetando também o preço final. O risco é você estar com uma roupa ou bolsa e do nada ela começar a se desfazer (isso, literalmente se desfazer!)
IMAGEM: https://criscardoso.com/p-u-poliuretano-catastrofe-anunciada-do-bonitinho-mas-ordinario/
A Les Clés® utiliza sintéticos laminados de alta qualidade com diferentes gravações e cores para garantir não só a beleza dos produtos mas também a sua durabilidade.
Imagem https://twiltex.com.br/